sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

A Tradição Ameaçada!

 

JEAN WYLLYS: AUTOR DO PROJETO DE LEI (PL 4968/2013), QUE TORNA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL AS ATIVIDADES ARTÍSTICAS DE MENORES DE 14 ANOS

R E S U M I N D O :
ELE QUER ACABAR COM A NOSSA TRADIÇÃO!

Texto de Marco Aurélio B. Strapazzon
Jean Wyllys, ex BBB e atual deputado federal pelo PSOL tem despertado a ira dos poucos circenses que têm conhecimento de seu projeto de lei, que coloca inúmeras barreiras burocráticas ao trabalho de crianças e adolescentes. O seu projeto coloca tantos empecilhos que, para os circos, em vias práticas, impede que crianças menores de 14 anos exerçam a sua arte.
Na PL 4968/2013, as exigências são absurdas. Para se ter uma ideia, se a lei for aprovada, para que menores de 16 anos, nossos filhos, possam mostrar ao público o dom herdado das gerações anteriores, será necessário, entre outras coisas, a garantia efetiva e permanente de assistência médica, odontológica e psicológica; alvará judicial expedido pela autoridade judiciária do trabalho, para cada novo trabalho realizado e a exigência de depósito, em caderneta de poupança, de percentual mínimo incidente sobre a remuneração devida, cuja movimentação só será permitida quando completar a maioridade legal.
Aí você se pergunta: e as novelas da Rede Globo? Será o deputado ex-BBB tão corajoso a ponto de brigar contra o Império Global? NÃO, SENHORES, ELE NÃO É TÃO CORAJOSO ASSIM. Saiba o porquê:
No seu projeto de lei, há uma exceção: "a contratação de menores de 16 anos apenas em manifestações artísticas que, comprovadamente, não possam ser desempenhadas por maiores de 16 anos." 
Ou seja, as crianças e adolescentes podem fazer novelas, pois é simples e fácil alegar que um personagem infantil somente poderá ser interpretado por uma criança. Mas no circo, não teremos o mesmo argumento, a mesma justificativa. A arte do circo já está na criança desde o ventre da mãe. E quando a criança dá os primeiros passos na carreira artística, geralmente é realizando um número que adultos podem apresentar. Ou seja, mesmo que você alegar que seu filho entra no picadeiro como palhaço, a lei alegará que adultos podem ser palhaços, portanto a criança é proibida de exercer tal função.
Como disse nossa colega Marlene Querubim, no brilhante texto que escreveu para o portal UOL, a lei tira das crianças do circo a oportunidade de aprender. E eu digo mais. Se aprovada, essa lei tira da criança o poder da escolha, e principalmente, tira do circo, a perpetuação da tradição.
Estão querendo acabar com a tradição, aquela que eu, como locutor, já enalteci perante o público, aquela que é transmitida de pai para filho, de geração para geração.
É importante frisar que isto é UM PROJETO DE LEI, que precisa ser votado e sancionado. Nós, todos nós, donos, gerentes, artistas, podemos fazer algo pelo futuro de nossa classe. Podemos e temos o dever de manter vivo o circo para as nossas próximas gerações. Vamos à luta, vamos provar que circo é tradição, que estamos em um patamar diferenciado. Vamos descruzar os braços, argumentar, questionar, debater com o deputado. Se nada fizermos, depois não adiantará chorar, reclamar e se lamentar. Não esqueçam colegas: quem cala, consente.
-
CLIQUE NO LINK ABAIXO E LEIA NA ÍNTEGRA A (PL 4968/2013)
-
DÊ SUA OPINIÃO. O QUE PODEMOS FAZER PARA REVERTER ESSE QUADRO?
O QUE VOCÊ GOSTARIA DE FALAR AO DEPUTADO JEAN WYLLYS?
CLIQUE EM COMENTÁRIOS E DEIXE SEU RECADO!

4 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é André e apresento malabares pela Cia de Circo Roiter Neves em Joinville,não trabalho fixo,trabalho por caxê,de março até novembro chego apresentar em média 2 vezes,lógico tem mês que faço 5 apresentações por semana,da mesma forma que tem mês que não faço nenhuma...Eu não tenho obrigação nenhuma,faço por que eu quero,e desde inicio de 2014,quando comecei a apresentar frequentemente melhorei muito,comecei marcando 4 bolinhas em um ano apresentando,marco 4 claves,5 bolinhas e faço truques muito dificeis com 4 bolinhas e 3 claves,só tenho melhorado com apresentações,e hoje se eu for impedido de trabalhar estarei numa enrascada,porque isto que me faz melhorar,crescer como artista... Resta uma dúvida: Eu faço algo arriscado em apresentação? Não,o maximo é o equilibrio em 2 cilindros,que absurdo... A diferença

Deputado existe aprendiz pra circo? Não
Deputado depois que eu comecei a apresentar comecei a ter responsabilidade,comecei a poder ter minhas coisas,comecei a ter mais amigos,e mais respeito a minha arte,levei circo a pessoas carentes,ja fui assistido pelo prefeito e por pobre,ja fiz de tudo por sorrisos,mata a arte fazendo isso...

Tu pede alvará para menores de 16? como se circo fosse fácil...

Pode aprovar a lei,como diz a música "No Brasil sem estrutura,sem som,sem palco bom, vou do céu até o inferno para mostrar todo meu dom"

... EU TENHO ORGULHO DE APRESENTAR COM 14 ANOS,ESTOU LONGE DA RUA,LONGE DE TUDO...

Anônimo disse...

Entao ao inves de ficarem fazendo fofoquinhas e mafiando uns aos outros,temos que criar vergonha na cara e nos unir pra acabar com essa palhaçada...ja que muitos vao pra essas reunioes da funarte e tal...pq nao vamos tdos unidos defender nossas crianças,nossos filhos,cabe a nós nos defendermos

Anônimo disse...

Para nos que nasemos en circo y os pai nos hinsina desde criansas el arte circence es una falta de respeito esa lei com nos artistas y que carregamos en nuestra sangre el circo y como le agradeço a meu pai por aberme incinado el arte circense.... amo el circo

Anônimo disse...

Para esse Deputado a falta de conhecimento e a ignorância deixa a desejar já que as atividades circenses oferecem grandes benefícios principalmente na idade infantil não só na parte motora e cognitiva mais na parte socioafetiva . O circo meu caro deputado é o berço de todos o movimentos ginásticos não nosso tempo mais a muito seculos antes de você existir