sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Entrevista

Marlene Querubin,
a dama de ferro do circo brasileiro:

"O Circo será eterno, pois ele se reinventa sempre."

Há 36 anos atuando no meio circense, 30 destes dedicados ao seu circo, Marlene Querubim é uma das personalidades mais atuantes da causa circense no Brasil. Se administrar um circo do porte do Spacial já é uma tarefa difícil, imagine acumular o posto de presidente da União Brasileira de Circo Itinerante (UBCI), entidade do qual foi fundadora em 2006, e representante do circo na frente parlamentar em defesa da Cultura, desde 2010. Com três livros publicados e um disponível on line, a empresária ainda arruma tempo para a produção de mais um romance, já em fase de finalização. Nesta entrevista, Marlene fala do seu trabalho em prol do circo brasileiro e do que podemos esperar do futuro.

Circo News: Vamos começar falando um pouco sobre a UBCI. Qual o principal trabalho a frente desta entidade?
Marlene Querubin: O principal trabalho é a articulação política em todas as esferas do poder público, para obter leis próprias para o circo. Já obtivemos muitas conquistas desde que iniciamos os trabalhos, como a ampliação dos editais e prêmios.

Circo News: Na sua opinião, como estamos caminhando para o futuro? Podemos ser otimistas?
Marlene Querubin: Depende ainda de um bom trabalho para resgatar a imagem do circo, o respeito e a importância que ele representa, bem como a qualificação dos circenses, tanto os técnicos, como os artistas e gestores. Ao meu ver, estamos que nem o futebol brasileiro.

Circo News: O encontro de Indaiatuba e logo depois o Seminário Nacional do Circo Itinerante foram iniciativas inéditas na história do circo contemporâneo. Que pontos positivos podemos tirar disso?
Marlene Querubin: Na verdade, o encontro de Indaiatuba aconteceu como preparação para o seminário. Fizemos o encontro para afinar as demandas que levaríamos como reivindicações importantes para o setor. A grande novidade do encontro é que nós, Márcio Stankowich, César Guimarães e eu, conseguimos levar os novos empresários circenses e também os mais tradicionais.

Circo News: A escolha do novo Ministro da Cultura foi elogiada por muitos circenses. O que ele contribuiu na gestão anterior e o que ele pode fazer pelo circo nesta atual gestão?
Marlene Querubin: Ele nos recebeu várias vezes em sua primeira gestão. Conseguimos fazer inúmeros avanços e agora nossa expectativa é de que possamos reformular a Funarte, bem como a coordenação de circo. Falo em termos de verba e estrutura. E ampliar o quadro de funcionários, que hoje é insuficiente. Nossa luta está baseada nos seguintes pontos:
  • Fazer o circo se reconhecido como patrimônio cultural brasileiro
  • Unificação dos alvarás, sendo um alvará nacional, seguindo modelo do simples
  • Isenção das taxas de importação de equipamentos, aparelhos e trailers para circenses, só assim teremos melhorias nas estruturas e na vida no circo
  • Negociações com a associação nacional de prefeitos para a conscientização da importância de pátios oficiais para circos

Circo News: Sempre ouvimos falar em união entre os circenses. O que falta para esta sonhada união?
Marlene Querubin: Ética, respeito e profissionalismo.

Circo News: A gente vê os projetos sociais do governo federal, como Bolsa Família, Bolsa Reclusão. Se no Brasil, temos auxílio para presidiários e prostitutas, por que os circenses não têm nenhum auxílio por parte do governo?
Marlene Querubin: Acho que poderíamos revindicar uma bolsa artista, para atender o artista, quando este, por vários motivos, não tiver em temporada. Mas o que penso é que é melhor o o projeto aprendiz, este sim será importante para qualificação do jovem circense, e também a inserção de outros profissionais principalmente na área técnica.

Circo News: Vamos falar de Circo Spacial, que neste ano completará 30 anos de existência. O que o público pode esperar do espetáculo Elementos?
Marlene Querubin: Nós estreamos o espetáculo Elementos em junho de 2014. Fala dos quatro principais elementos da Terra. Ficará em cartaz até junho de 2015, quando pretendemos estrear o espetáculo de 30 anos, que o nome e o roteiro estou coordenando com a minha equipe artística.

Circo News: A Família Spacial faz parte do espetáculo ou foi criada especificamente para teatros?
Marlene Querubin: A Família Spacial está sempre presente no circo, mas produzimos um espetáculo para o teatro. A Família Spacial, o Show de outro mundo, que circulou em teatros em 2014, levando para outro público os elementos do circo, e assim difundindo nossos números. É necessário, hoje em dia, alcançar as crianças.

Circo News: A senhora vê com otimismo o futuro dos circos no Brasil?
Marlene Querubin: Sim, o circo será eterno, sempre contemporâneo, pois ele se reinventa sempre. O circense é resiliente.

14 comentários:

Anônimo disse...

Ótima entrevista. Grande Mulher.

Rogério disse...

Admiro o empenho da Sra Marlene pelo circo, mas não vejo grandes mudanças. Aliás, não vejo nada de novo, de bom acontecendo com os circo. Mas pelo menos é uma pessoa batalhando pela classe. Parabéns

MINGAU disse...

FALOU FALOU E NÃO DISSE NADA

Anônimo disse...

Ela está certa em quase tudo o que disse, mas o que tem a ver o circo com o futebol?

Anônimo disse...

percebi que o strapa perguntou varias vezes sobre o futuro do circo e ela saiu pela tanjente. eu sou pessimista

Serginho Robattini disse...

Dona Marlene Querubin tem todo o meu respeito e admiração . Vc foi feliz em dizer a dama de ferro do circo . Parabéns pela entrevista ...

Marlene Querubin disse...

Acredito sim num futuro melhor para o circo, uma vez que temos uma geração de novos empresário que estão com toda garra, Luciano do Estoril, Jr do fantástico, o Ben Hur, o Mirage, o Ramito dos L as Vegas, entre outros, enfim o que eu disse do futebol que apesar de sermos considerados os melhores do mundo, perdemos a copa, por que os times europeus se reinventaram e o circo brasileiro tem que seguir pelo mesmo caminho, nossos melhores artistas, há muito tempo atuam fora, por que não podemos pagar, governo tem dar as mesmas condições que deu ao cinema, que estava no mundo do poço e hoje compete internacional, merecemos uma estrutura na Funarte que consiga atender o circo nacionalmente!

Pedro Luis disse...

O circo brasileiro tem poucas Marlenes. Ah se tivéssemos 3, 4 Marlenes, pensando em prol do circo, lutando por uma causa. Mas enquanto a Marlene luta pelo circo, os outros donos querem um tirar a praça do outro, querem brigar pra ver quem mostra seu camaro primeiro no facebook, e tal e bla bla bla. Continue assim dona Marlene

Anônimo disse...

Li muitas verdades, pra mim os circenses deveriam lutar por mais uma causa , além das já citadas por ela, a causa seria semelhante ao simples, além do alvará único para o país todo, qualquer lei relacionada a circo tem que ser nacional, o porque disso?

Animais não são proibidos no Brasil, porém tem cidades que permite e cidades que não, se fosse uma determinaçao nacional talvez ainda teríamos animais... O grande problema de as leis mudarem de uma cidade pra outra é você ter que se adaptar em um lugar, muda, se adapta outro lugar... Se houvesse leis nacionais referente a terrenos, pedágios, e outros fatores tudo seria melhor

Anônimo disse...

EU TENHO UM PROJETO SUPER INTELIGENTE QUE SERIA AGRANDE SOLUÇÃO PRA TODOS AQUELES QUE FAZEM CIRCO NO BRASIL . AQUI VAI UM TÓPICO DA MINHA IDEIA .
1)OS CIRCOS PAGARIAM UM IMPOSTO ÚNICO DE 10% SOBRE A VENDA DE INGRESSOS .
2) CENTRALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS EM UM SÓ ÓRGÃO ( SEM CUSTOS )
3) LEI ÚNICA DE NÍVEL NACIONAL , POIS O PAIS E UMA FEDERAÇÃO ( NÃO E CONFEDERAÇÃO POR ISSO DEVE SE RESPEITAR A LEI NACIONAL QUE E SUPREMA ) E OS CIRCOS SÃO EMPRESAS NÔMADES EM GIRA POR TODO O TERRITÓRIO ,
4) OS CIRCOS OBRIGAM-SE FAZER O REGISTRO , ASSINATURA DA CARTEIRA DE TRABALHO DE ARTISTAS COM UM MINIMO DE DOIS SALÁRIOS E EMPREGADOS COM UM SALARIO MINIMO, SENDO QUE ASSIM TERÃO TODOS SEUS DIREITOS PRESERVADOS E NO FUTURO PODERÃO SE APOSENTAR .
5)( ESTA DIRETRIZ NÃO ENQUADRA PROPRIETÁRIOS ) -DIREITO AOS ARTISTAS E TÉCNICOS DA COMPRA DE VEÍCULOS , CASAS RODANTES OU SIMILARES E VEÍCULOS UTILITÁRIOS , COM O MESMO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA DA CEF E OU OUTROS RECURSOS FEDERAIS AFINAL ESTA E A CASA DOS CIRCENSES .
6) TODO CIRCO TERIA A OBRIGATORIEDADE DE FAZER EM TODAS AS CIDADES PALESTRAS E DEMOSTRAÇÕES DA SUA ARTE EM NO MINIMO UM CENTRO DOCENTE ( ESCOLA ) PRIMARIA .
BOM GENTE ISTO E SÓ UM TÓPICO DO QUE TENHO PREPARADO DENTRO DE UM PROJETO QUE SE NÃO APROVADO SERIA SÓ POR MA VONTADE POLITICA . E NÃO ME DIGAM QUE VAI PREJUDICAR ESTE OU AQUELE POIS ESTA TUDO ISTO ESTUDADO E BASADO NAS LEIS DA REPUBLICA FEDERATIVA DO BRASIL . CHEGA DE COISAS FEITAS SÓ EM FAVOR DE UNS POUCOS . POIS OS CIRCOS SÃO FEITOS POR TODOS SEUS COMPONENTES . OU NÃO ??
ESTAMOS AQUI PRA SOMAR , SE FOR EM BENEFICIO DE TODOS .

Anônimo disse...

Gostei da entrevista. Que venha mais entrevistas assim, inteligentes, com quem sabe o que fala.

Anônimo disse...

Pelo menos uma otimista. Os donos de circo só sabem reclamar.

Anônimo disse...

quero ver entrevistR O TITITI

Anônimo disse...

Como o amigo la de cima disse. Os donos so dao vale . E ainda querem que os artistas monten os circos , hoje os donos nao tem copetencia de tocar um circo sem que os artistas monten pra eles , façam propaganda , monten barzinho , dirigem carretas , etc... acho que ta na hora dos donos fazerem isso tudo! E depois reflitao nos artistas ... os artistas sim , estes sim tocam circos . Vai os donos tocar sem artistas ?? Vai??? Fica aqui minha insatisfação com os donos que acham que toca sem artistas. . . Anonimo que ama o circo ...nao os donos ...