POLÊMICAS I

LEIA AQUI, OS 17 PRIMEIROS TEMAS DO "CONEXÃO POLÊMICA", A SEÇÃO DO CIRCO NEWS QUE PEGA FOGO! 
A seção Conexão Polêmica estreou no Circo News no dia 14 de julho de 2010 e já no primeiro tema bateu recorde de comentários. A seção tem como objetivo colocar em debate os assuntos considerados 'tabus' pelos circenses.

1º CONEXÃO POLÊMICA [14/JULHO/2010]

Montar ou não montar? Eis a questão
Fabrício Gadea botou fogo no circo. Ao vaiar os artistas que montam circo e os donos de circo que pedem a famosa "mãozinha", o circense uruguaio mexeu na caixa de marimbondos e provocou um avalanche de comentários. Na estréia da seção Conexão Polêmica, vamos abordar este assunto, num âmbito maior. Algumas perguntas, para serem debatidas ao longo da semana:
A} Artistas que montam circo têm números inferiores aos que se recusam a fazer tal tarefa?
B} Donos de circo estão mais preocupados em ter funcionários que fazem números ou artistas que montam a lona?
C} Qualidade X Economia: o que pensa os empresários do ramo na atualidade?
D} Se você é artista e monta circo, deixe aqui sua opinião sobre isso e diga porque você assumiu esse compromisso.
E} Se você é artista e não monta circo e nunca montará, diga aqui as suas razões.
F} Se você é dono de circo e exige que artistas montem circo, este é o espaço e o momento para expor essas idéias.
G} Se você é dono de circo e não exige que artistas montem circo, deixe aqui a sua opinião sobre o assunto.
..........
Este espaço é para todos dar sua opinião. O Blog será totalmente imparcial quanto aos assuntos abordados nesta seção e não apresentará opinião própria. Clique em COMENTÁRIOS e responda à estas perguntas.
CLIQUE E LEIA OS COMENTÁRIOS:
---
2º CONEXÃO POLÊMICA [30/OUTUBRO/2010]

SANTUÁRIO DOS GRANDES PRIMATAS É INVESTIGADO POR SUPOSTA REDE DE TRÁFICO DE ANIMAIS
______________________________________________
JUNTAMENTE COM FUNCIONÁRIOS DO IBAMA, PEDRO YNTERIAN É ACUSADO PELA UBCI DE CONFISCAR IRREGULARMENTE ANIMAIS DE CIRCOS E ZOOLÓGICOS PARA SEREM USADOS EM EXPERIMENTOS DA AIDS
O que você vai ler agora é um resumo da matéria publicada na edição de 19/09/2010 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 6 do caderno A. Leia o texto na íntegra clicando aqui:
...
A Justiça de Sorocaba determinou que o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) investigue uma suposta rede de tráfico de animais envolvendo o dono do Santuário dos Grandes Primatas (GAP), o biomédico cubano Pedro Alejandro Ynterian, e funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), acusados de confiscar, irregularmente e de forma fraudulenta, animais de circos e de zoológicos para repassá-los a organizações não-governamentais (ONGs) e zoos particulares. As denúncias foram feitas pela União Brasileira de Circos Itinerantes (UBCI) em julho de 2009 e investigadas por sete meses pela Polícia Federal (PF) de São Paulo, que encaminhou o caso ao Ministério Público (MP) Estadual. As denúncias constam em quase 300 folhas que compuseram dois volumes de processo. No documento, a presidente da UBCI, Marlene Olímpia Querubin, em depoimento à polícia, acredita numa “estreita ligação” entre Ynterian e um funcionário do Ibama, que seria o responsável por viabilizar o confisco de primatas de circos e zoológicos para os experimentos de Aids do biomédico.
Por entender que se trata de crime organizado, o MP recomendou que o Gaeco investigue e apure denúncias de maus-tratos de animais em zoológicos e o uso de chimpanzés em pesquisas ilegais para a cura da Aids, em laboratório no santuário instalado em Sorocaba, com acesso pela rodovia Castello Branco (SP-280). A utilização do animal nas experiências deve-se ao fato de o DNA dos primatas terem 99,4% de semelhança com o DNA humano.
Ynterian, que é presidente internacional do GAP, estaria se beneficiando de ações fraudulentas de um grupo formado por analistas ambientais, veterinários e funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e recebendo de agentes públicos todos os chimpanzés confiscados em circos. Estima-se que haja, no santuário, cerca de 60 primatas. Tanto Ynterian como outras 12 pessoas foram alvo do inquérito policial federal na apuração de informações sobre maus-tratos contra animais, vindos de zoológicos e circos considerados irregulares.
---
MARLENE QUERUBIM AFIRMA:
"NINGUÉM PODE PASSAR POR PERTO DE ONDE ESTÃO OS PRIMATAS USADOS EM EXPERIMENTOS"
DE ACORDO COM O INQUÉRITO POLICIAL, A POLÍCIA FEDERAL NÃO CONSEGUIU ENTRAR NA ÁREA
 
A presidente da UBCI declara no inquérito policial que o santuário em Sorocaba é como “uma fortaleza onde ninguém entra e, quem entra, não pode passar perto de um setor onde estão os primatas usados em experimentos”. De acordo com a entidade, a desculpa para não dar acesso a esse laboratório é de que lá estão os animais que costumam se mutilar porque são oriundos de circos. A Polícia Federal de Sorocaba fez diligência até o santuário, mas, de acordo com o inquérito policial, o local estava fechado e os policiais não conseguiram autorização para entrar naquela área. Os agentes constataram que o local tem autorização do Ibama para manter os animais. Levantaram também o nome de oito empresas ligadas à área laboratorial que estariam cadastradas em nome de Pedro Ynterian, entre elas uma citada no inquérito por ter sido denunciada pela distribuição de kits de coquetel para Aids sem licitação.
---
O QUE DIZEM GAP E IBAMA
A gerência de comunicação do GAP informou que a ONG não irá se pronunciar, alegando que não tem conhecimento do inquérito da PF. E pediu informações sobre o processo à reportagem, que forneceu o número e o Fórum em que tramita o processo. Limitou-se a sustentar que as acusações feitas pela UBCI são improcedentes, haja vista que esta entidade “tem interesses comercias sobre os animais”. No inquérito, o Ibama nega qualquer registro nos processos referentes ao mantenedor e criador conservacionista Pedro Ynterian, sobre pesquisa autorizada em primatas. E esclareceu que o órgão não emite autorizações para pesquisas científicas com animais da fauna silvestre nativa. A reportagem fez contato por telefone e enviou, por e-mail, questões à assessoria de comunicação do órgão, que até o fechamento desta edição não respondeu à solicitação.
---
AGORA É A VEZ DE VOCÊ DAR SUA OPINIÃO!
O TEMA É BASTANTE POLÊMICO! EIS ALGUMAS PERGUNTAS:
O QUE VOCÊ ACHA DO CUBANO PEDRO YNTERIAN, PRESIDENTE DO SANTÁRIO DOS PRIMATAS?
(?)
VOCÊ ACREDITA QUE ANIMAIS ESTEJAM SENDO USADOS EM EXPERIMENTOS PARA A AIDS NO SANTUÁRIO DOS GRANDES PRIMATAS?
(?)
QUAL SUA OPINIÃO SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS ANIMAIS DE CIRCOS PELO IBAMA?
(?)
CLIQUE EM COMENTÁRIOS E RESPONDA À ESTAS PERGUNTAS. LEMBRAMOS QUE O BLOG CIRCO NEWS REPRODUZIU UMA MATÉRIA DO JORNAL CRUZEIRO DO SUL. O ESPAÇO ESTÁ ABERTO TAMBÉM À PESSOAS LIGADAS AO SANTUÁRIO E AO IBAMA, CASO QUEIRAM SE MANIFESTAR.
---
CLIQUE E LEIA OS COMENTÁRIOS:
12 COMENTÁRIOS
---
3º CONEXÃO POLÊMICA [07/NOVEMBRO/2010]

ÁGUA E LUZ:
TEM DONO DE CIRCO QUERENDO COBRAR...
SERÁ QUE É JUSTO?
____________________________________________
BLOG CIRCO NEWS ENTRA NA POLÊMICA SOBRE A COBRANÇA DE ÁGUA E LUZ, DEFENDIDA POR ALGUNS CIRCOS. MAS AFINAL, ESSA ATITUDE É CULPA DOS DONOS OU DOS PRÓPRIOS ARTISTAS?
 
Desde que circo é circo, ou desde que mundo é mundo, que artista circense não paga taxas de água e luz. Nunca um dono de circo acertou um salário, uma venda e uma taxa para esse tipo de 'conforto'. Mas, de uns tempos para cá, alguns donos de circos sinalizam com a vontade de passarem a cobrar pela água e também pela luz. Alguns alegam que, por ser de graça, o artista não se preocupa em economizar e não evita o desperdício. Mangueira com furos, jorrando água para todos os lados e ar condicionado ligado dia e noite são grandes pesadelos para os empresários circenses. É fato que para o circo, estas são taxas muitas vezes pesadas, caras e que obrigatoriamente devem ser pagas.
Se de um lado há o desperdício, por outro há circos em que o descaso predomina e a água não é sequer ligada. Aí, chama-se o caminhão pipa, pelo menos duas vezes por semana.
Sem deixar uma opinião própria, para não influenciar os comentários dos leitores, o Blog Circo News levanta a seguir, algumas questões, na busca por internautas que respondam à estas perguntas, deixando seu comentário em mais um Conexão Polêmica.
{#} Você acha que os artistas de circo devem ajudar o circo a pagar água e luz, com taxas mensais?
{#} Analisando pelo lado dos donos de circos, o que deveria ser feito com quem desperdiça água e luz?
~~~
DÊ SUA OPINIÃO SOBRE ESTE ASSUNTO. CLIQUE EM
COMENTÁRIOS
E DEIXE SEU RECADO.
---
CLIQUE AQUI E LEIA OS COMENTÁRIOS:
56 COMENTÁRIOS
---
4º CONEXÃO POLÊMICA [17/NOVEMBRO/2010]

ESTRUTURAS PRECÁRIAS E ESPETÁCULOS RUINS
S  U  J  A  M
A IMAGEM DE TODOS OS CIRCOS?
______________________________________________
EXISTEM CIRCOS QUE LUTAM PELA SOBREVIVÊNCIA SEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO. ESTA SEMANA, O BLOG CIRCO NEWS TOCA NA FERIDA DE MUITAS COMPANHIAS QUE, PARA GARANTIREM O SUSTENTO DE SEUS INTEGRANTES, DEIXAM UMA MÁ IMPRESSÃO POR ONDE PASSAM. E A PERGUNTA QUE FICA É: O POVO DA CIDADE SABE DIFERENCIAR UM CIRCO DE OUTRO?
"_ Circo é tudo igual!"
"_ Gente de circo são todos iguais."
"_ Para circo eu não alugo mais meu terreno porque o último que teve aqui fez tantas coisas erradas..."
"_ O último circo que esteve na cidade prometeu isso e aquilo e não cumpriu com nada..."
"_ Não faço mais promoções com circos porque minha empresa ja teve experiências ruins com circos."
...
Com certeza, quem trabalha como secretário, promocionista ou relações públicas de circo já ouviu algumas destas frases. O que torna o trabalho destes profissionais difícil e, muitas vezes, cheio de impedimentos são as atitudes de outros circos, que passam pelas cidades com estruturas precárias, sem a mínima condição de funcionamento, apresentando péssimos espetáculos, muitas vezes, recheados de reprises e com poucos números. Isso sem contar nos 'picaretas', que vendem promoções 'geniais' para comerciantes e que na hora H, fogem da raia, deixando de cumprir o que foi combinado.
O Blog Circo News sabe que muitas famílias lutam para sobreviver neste mundo. Sabe também que a situação de muitos circos é deprimente e que não existe praticamente nenhuma ajuda por parte do governo. Mas a questão aqui é debater se espetáculos e estruturas ruins denigrem a imagem do circo como um todo. Por isso, o Conexão Polêmica desta semana pergunta:
> O público das cidades sabem diferenciar um circo do outro ou a assistir um péssimo espetáculo, eles generalizam e deixam de ir à outros circos?
>> Deveria haver um órgão especializado em circos para fiscalizar e medir o nível de qualidade dos espetáculos apresentados?
>>> Há também circos bem estruturados que apresentam espetáculos ruins. O que você acha disso?
>>>> Você acha que os donos de circos deixaram de se preocupar com seus espetáculos, visando mais lucro, já que com poucos artistas a folha fica mais barata?
-
ASSUNTO POLÊMICO, COM TOTAL IMPARCIALIDADE, VOCÊ DEBATE AQUI NO CIRCO NEWS. CLIQUE EM COMENTÁRIOS E DEIXE SUA OPINIÃO. SUAS IDÉIAS SÃO DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA CONSTRUIRMOS UM MUNDO MELHOR PARA TODOS OS CIRCENSES.
CLIQUE E VEJA OS COMENTÁRIOS:
31 COMENTÁRIOS
---
5º CONEXÃO POLÊMICA [25/NOVEMBRO/2010]

VOCÊ ACHA QUE O MUNDO DO CIRCO
M U D O U
APÓS A MORTE DE BETO CARRERO?
_________________________________________________________________

Beto Carrero não era de circo. Mas, quando decidiu entrar para o meio circense, revolucionou toda uma história. Montou companhias extraordinárias, comprou lonas importadas, shows e espetáculos modernos, com recursos de iluminação bem diferentes do que se via no Brasil. Beto Carrero soube como ninguém levar o circo para a televisão, mostrando artistas de seus circos e suas próprias peripécias (lutando contra bandidos ou entrando em jaulas com leões) nos programas de sucesso de todas as emissores de TV. Morreu no dia 1 de fevereiro de 2008. Um mês após sua morte, seu filho fechou 4 circos, deixando centenas de artistas desempregados. Hoje, o parque Beto Carrero Word bate recorde de público, em meio à mudanças, que extinguem ainda mais o circo de dentro do parque.
Em entrevista ao Blog Circo News nesta semana, Sérgio Robattini, que trabalhou durante 23 anos na empresa de Beto Carrero diz que o mundo do circo mudou sim. Seus argumentos você confere na entrevista, logo abaixo. O Circo News abre o debate para que você deixe suas conclusões e seus argumentos respondendo a seguinte pergunta: "O mundo do circo mudou após a morte de Beto Carrero?"
COMENTE, DEIXE SUA OPINIÃO. CLIQUE EM COMENTÁRIOS.
-
CLIQUE AQUI PARA LER OS COMENTÁRIOS:
---
6º CONEXÃO POLÊMICA [02/DEZEMBRO/2010]

OS CIRCOS PRECISAM
DE SHOWS
PARA SOBREVIVEREM?

A lista de opções é grande: Bakyardigans, Ben 10, Sherek e Fiona, Dedé, Patrulha Maluca, Bofe de Elite, entre outros. Nunca os circos usaram tanto este artifício para se manterem nas praças. Tem circos que deixam para trazer shows de fora somente nas últimas semanas, outros já estréiam com show. Segundo Marcelo Beny, sua parceria com o circo Máximus tem dado certo. Não há estréia que não seja lotada ao anunciar o show com Bananinha. Em outros casos, o show vem na segunda ou terceira semana, gasta muito com publicidade e cobra 30%, 40% ou até 50% da renda da bilheteria. Se o circo não estourar, o que fica para o circo não cobre despesas com folha de pagamento e mudança.
O que vale pontuar também nestes casos é que o circo, para se instalar em uma praça, gasta com diversas taxas na prefeitura como ISSQN, protocolo e alvará, além de taxas de Bombeiros e vistoria, ART, engenheiro, algumas vezes ECAD, paga o terreno, investe na propaganda e tem seus gastos com manutenção e folha de pagamento, além de pagar diaristas, que montam e desmontam as estruturas. O show já chega com tudo isso pronto.
Outras pessoas dizem que o show traz um público que não viria ao circo, ou o que já veio e volta para ver a novidade. Trazendo maior fluxo de pessoas, quem tem concessões de venda, vende mais.
O CONEXÃO POLÊMICA desta semana traz um assunto delicado para ser debatido pois trabalhar é um direito de todos e quem trabalha com shows precisa de espaço. A pergunta que fica para o debate sadio e a troca de idéias é:
1 -OS SHOWS PRECISAM DOS CIRCOS OU OS CIRCOS PRECISAM DOS SHOWS?
2 - QUAIS OS BENEFÍCIOS QUE OS SHOWS TRAZEM PARA O CIRCO E PARA SEUS ARTISTAS?
3 - O CIRCO GANHA OU PERDE TRAZENDO SHOWS?
---
VAMOS DEBATER!
DEIXE SUA OPINIÃO. CLIQUE EM COMENTÁRIOS E ESCREVA O QUE VOCÊ PENSA NO ESPAÇO MAIS DEMOCRÁTICO ENTRE OS CIRCENSES.
CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS 37 COMENTÁRIOS
---
7º CONEXÃO POLÊMICA [17/DEZEMBRO/2010]

PARADA DE FIM DE ANO:
FÉRIAS OU PREJUÍZO?

A cada final de ano cresce a lista de circos que fazem uma parada durante as festas e que dão férias coletivas aos seus artistas. Monte Carlo, Spacial, Babilônia, Fantástico, entre outros irão entrar em férias esta semana e voltarão à ativa no ano que vem. O circo Fantástico ficará parado por quase um mês. Outros ficarão somente o período das festas sem funcionar. O Circo Monte Carlo já está preparando sua estréia em Fortaleza para o dia 10 de janeiro. O Babilônia encerra sua temporada em Mauá e depois das festas estreará na Praia Grande, litoral de São Paulo.
Na contramão destas companhias estão outros circos, que permanecem funcionando, esperando um público que cada dia fica mais escasso, principalmente nos dias de festa.
O Moscou, por exemplo, não trabalha na sexta-feira santa, mas nunca parou durante o natal.
> Afinal, trabalhar durante esse período de festa dá lucro?
> Ficar parado por 15 dias traria muito prejuízo aos donos de circos?
> Pergunta aos artistas: Se cada artista se programar durante o ano, aguentaria ficar parado por 15 dias sem receber?
---
VAMOS DEBATER SOBRE ESSE ASSUNTO
Clique em comentários e deixe sua opinião!
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 27 COMENTÁRIOS
---
8º CONEXÃO POLÊMICA [01/JANEIRO/2011]

ERRAR O TREVO:
EVITA CONFUSÃO OU DEMONSTRA COVARDIA?
SITUAÇÃO 1: O artista chega para o dono do circo e diz que recebeu uma proposta melhor de outra companhia e dá os quinze dias tranquilamente. Se for o caso, o proprietário terá esse tempo para fazer uma contra-proposta ou procurar outro profissional da mesma área.
-
SITUAÇÃO 2: O clima no circo está ruim. O vale é frequente. O artista quer ir embora. Mas não sabe como falar com o dono do circo. Às vezes, sente vergonha, ou um certo receio. Falar o que pensa na frente das pessoas é uma virtude que deveria ser da maioria, mas não é. Alguns artistas de circos preferem agir "na miúda" e não dizem nada, não reclamam. Simplesmente, esperam a mudança e aí sim, "erram o trevo".
-
O Blog Circo News entrou em contato com um artista que recentemente saiu de um circo e foi para outra companhia. Ele afirma que deu os 15 dias tranquilamente, recebeu contra-proposta, mas preferiu seguir um novo caminho. Disse que acha ter feito a coisa certa.
O Blog Circo News também conversou com um integrante de uma troupe que, há alguns anos errou o trevo. O artista, que preferiu não ser identificado nos relatou que só tomou tal atitude porque se os donos do circo ficassem sabendo que iriam embora, teriam atitudes agressivas. Nos contou também um caso que aconteceu com um artista que pediu para ir embora e que os mesmos proprietários o agrediram.
A pergunta é:
> Errar o trevo evita confronto com o dono do circo ou é uma atitude covarde?
---
COMECE O ANO DEBATENDO ESTE ASSUNTO!
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 34 COMENTÁRIOS
---

9º CONEXÃO POLÊMICA [09/JANEIRO/2011]

CIRCO COMBINA COM PRAIA?


Nesta época do ano é cada vez mais frequente a ida de circos para o litoral. Moscou em Rincão (SC), Vargas em Torres (RS), Babilônia em Praia Grande (SP) e por aí vai. A pergunta que fica é:
TRABALHAR NA PRAIA EM PLENA TEMPORADA É LUCRO OU PREJUÍJO?
---
CLIQUE EM COMENTÁRIOS E DEIXE SUA OPINIÃO
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 7 COMENTÁRIOS
---

10º CONEXÃO POLÊMICA [19/JANEIRO/2011]

QUAL O VALOR DA FOLHA IDEAL?

Há dez dias, o proprietário do circo Moscou, Guilherme Palácios, afirmou, em entrevista ao Blog Circo News, que encontrou a fórmula do sucesso, ao abaixar sua folha de pagamento pela metade. Suas despesas com espetáculo, que já chegaram à casa dos R$12 mil na época em que estava com uma grande companhia em São Paulo, hoje não passa de R$6 mil/semanais.
Tititi também cita os circos Orlando Orfei e Garcia, que fecharam, segundo ele, por terem gastos excessivos.
Sabe-se que sem um determinado investimento, a qualidade do espetáculo fica duvidosa e o produto vendido pelo circo é justamente o espetáculo.
# Investir em espetáculo, contratando bons artistas é retorno ou prejuízo?
# Deixando de contratar e apresentando um show 'arroz com feijão' não afasta o público?
# Ao diminuir a folha, o espetáculo perde ou mantém a qualidade?
# Afinal, com quanto de investimento se monta um bom espetáculo?
# Qual o valor da folha de pagamento ideal?
---
O CIRCO NEWS LEVANTA ESTAS QUESTÕES PARA QUE VOCÊ, DONO, ARTISTA E FUNCIONÁRIO DE CIRCO REFLITA E RESPONDA. BASTA CLICAR EM COMENTÁRIOS PARA DAR SUA OPINIÃO.
CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS 16 COMENTÁRIOS 
---

11º CONEXÃO POLÊMICA 14/FEVEREIRO/2011

ASSUNTO POLÊMICO E DIFÍCIL, UM VERDADEIRO TABU NO MUNDO DO CIRCO:

NECESSIDADE OU FALTA DE ADMINISTRAÇÃO?
Com toda a certeza do mundo, ninguém gosta dele. Quando o vale aparece, artistas e funcionários ficam pensando nos malabarismos, nas mágicas e nos contorcionismos que terão que fazer para pagar suas contas, abastecer a casa, ou comprar o que precisam.
Para o dono do circo, o vale também é prejudicial, pos acumula dívidas. Ou seja, é um dinheiro que não volta mais, mas que ele terá que pagar um dia.
Existem circos que juram que não dão vale. Outros não conseguem viver sem um vale lá, e um cá. E há os que têm o vale como rotina, algo já normal no cotidiano.
Mas afinal, porque alguns circos conseguem se sustentar, ter uma ótima saúde financeira e cumprir com a folha de pagamento em dia e outros não?
O vale é uma necessidade ou demonstra uma certa falta de administração, despreparo ou falta de estratégia com o dinheiro?
Dê sua opinião sobre o vale! Clique em Comentários e dê seu depoimento.
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 49 COMENTÁRIOS
---

12º CONEXÃO POLÊMICA 20/FEVEREIRO/2011

ANIMAIS DO LE CIRQUE:

VOLTAM OU NÃO VOLTAM?
SEGUNDO REPORTAGEM DE SITE, ZÔO DE BRASÍLIA TENTARÁ IMPEDIR DEVOLUÇÃO DOS ANIMAIS


* Com informações do site http://www.pernambuco.com/, do Diários Associados, da Agência Brasil, Globo.com e Jornal O Globo

O Zoológico de Brasília vai tentar impedir a devolução de seis animais aos proprietários do Le Cirque. Em 2008, 22 animais foram confiscados pela Justiça e estavam vivendo em zoológicos e santuários ecológicos espalhados pelo país. Em Brasília, estão um rinoceronte, um elefante, um camelo, um hipopótamo e duas lhamas.
Os donos do Le Cirque foram condenados por maus tratos porque, segundo a denúncia do Ministério Público (MP), o circo não apresentava condições mínimas de segurança, nutrição e saúde para os animais. No entanto, na última quinta-feira (17), a 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal reviu a decisão em primeira instância e absolveu os réus.
Para os desembargadores, não há provas suficientes para comprovar os maus tratos aos animais. “A condição nômade destas empresas de espetáculos populares não mais encontram espaços físicos nas cidades do Brasil urbano, o que impõe é uma união, de improvisos e de sofrimentos, dos homens e dos animais, sob as mesmas lonas escaldantes do circo”.
O diretor-presidente do Zoológico da Brasília, José Belarmino da Gama, preparou um relatório comparando a situação dos animais quando chegaram ao parque e as condições atuais. “Os animais estão sendo muito bem cuidados aqui por técnicos, tratadores e veterinários. Muito diferente da situação em que eles se encontravam. Estavam sujeitos à restrição de movimento, transportes sucessivos. Eram ariscos, o estresse era visível”.
O dossiê será entregue à Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do MP do Distrito Federal e à procuradoria do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para servir de subsídio para um recurso judicial contra a devolução dos bichos.
Segundo Belarmino, o zoológico ainda não foi notificado da decisão judicial. “Vejo com tristeza essa possibilidade de os animais terem que voltar para o circo, as condições são incomparáveis."
---
E AGORA?

# Qual sua opinião sobre este assunto?
# Os animais realmente voltarão ao Le Cirque?
Seria este o momento da virada do jogo?
# A volta dos animais indicariam a liberação da apresentação em todos os circos?
O que acontecerá com os outros circos que perderam seus animais?
COMENTE! PARTICIPE!
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 24 COMENTÁRIOS
---
13º CONEXÃO POLÊMICA [07/MARÇO/2011]

GOLPE DO ABONO:
VERDADEIRA FALTA DE VERGONHA


Esta semana, recebi o seguinte e-mail, de Romina Ayres, do circo Hermanos Ayres, o qual reproduzo a seguir:

"Oi Strapa, aqui é a Romina, queria te pedir um favor, se você pode colocar no teu blog sobre um alerta para os colegas de circo, pois o que fizeram com nós é muito chato e não gostaríamos que fizessem com outros. É o seguinte: contratamos um tal de Rafael, que estava saindo do circo Rakmer, do Fuça, que supostamente era globista e trapezista. Para vir, ele nos pediu abono, o qual mandamos, mas infelizmente, ele não apareceu, não deu notícias e ficamos sabendo atravez do filho do Fuça que ele não era nada do que dizia, era um ajudante de eletricista que foi embora de lá, não se sabe pra onde. Pra cá é que não foi. E acabou ficando com o abono. Também esta semana contratamos uma família cujo nome é Linda Ly e Fabiano, que se contrataram para fazer contorção, lira, tecido e palhaço, diziam estar temporariamente parados em Ribeirão Preto, acertamos, pediram abono para o diesel do seu ônibus, teriam que chegar para a estreia desta última sexta feira e não chegaram, não atendem o telefone e não deram mais notícias. E para o cúmulo, seu orkut foi supostamente rakeado. Fica aqui meu protesto contra esses mal profissionais que enganam gente honesta e confiante. Strapa, se você puder colocar isso no blog eu te agradeço."

Como podem ver, o Circo Hermanos Ayres foi vítima do golpe do abono duas vezes na mesma semana. Há tempos o Blog Circo News vem publicando notas sobre esse tipo de roubo.
A pergunta é:
COMO VOCÊ VÊ ESSE TIPO DE GOLPE?
O MUNDO DO CIRCO É TÃO PEQUENO. VOCÊ NÃO ACHA QUE PESSOAS QUE APLICAM ESTE GOLPE FICAM COM A IMAGEM SUJA?
VOCÊ CONTRATARIA ESTAS PESSOAS?
---
O BLOG CIRCO NEWS QUER SABER A SUA OPINIÃO!
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 10 COMENTÁRIOS 
---

14º CONEXÃO POLÊMICA [15/MARÇO/2011]

FALTA

NO MUNDO DO CIRCO?


Muito se fala sobre isso, sempre em off, atrás das cortinas. Artistas que não dão 15 dias, que erram o trevo. Donos que não cumprem com o combinado. Profissionais que 'tiram' o lugar de quem já está trabalhando.
1) Afinal, falta ética no mundo do circo?
2) Claro que não se pode generalizar, mas quais atitudes são consideradas como sem ética?
3) Ser contratado para um circo, onde já existe alguém exercendo a função e mesmo assim aceitar pode ser considerado como anti-ético?
Dê sua opinião, clicando em Comentários.
CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS  29 COMENTÁRIOS
---
15º CONEXÃO POLÊMICA [1º/ABRIL/2011]

COLOCAR O CIRCO NA JUSTIÇA
DEIXA O ARTISTA
MARCADO?
A situação é muito comum e se repete diariamente. O artista vai embora do circo, e o dono não lhe paga os atrasados a que ele tem direito. Após incessantes telefonemas, conversas e pedidos de acordo, nada se resolve. O dono acha que tudo está esquecido e que não precisará mais pagar nada. Já o artista procura ajuda judicial. Vai à um advogado e processa o circo em que trabalhava.

Reza a lenda que o artista que coloca o ex-patrão na justiça, reivindicando seus direitos fica marcado e não consegue contrato em nenhum outro circo.
E você, o que você acha sobre este assunto?
1) É correto o dono virar as costas e deixar de pagar o dinheiro que por direito é do artista?
2) O artista que já tentou acordo, que gostaria de simplificar a situação, mas que não obteve resposta tem o direito de processar o antigo emprego?
3) Você acha que os donos de circos deixam de contratar artistas que já processaram outros circos?

RESPONDA À ESTAS PERGUNTAS CLICANDO EM COMENTÁRIOS. VOCÊ TAMBÉM PODE VOTAR, NO LADO DIREITO DA PÁGINA.CLIQUE AQUI E LEIA TODOS OS 35 COMENTÁRIOS
---
16º CONEXÃO POLÊMICA [09/ABRIL/2011]

TENSÃO NO RIO DE JANEIRO:
A PRAÇA ONZE PODE
A - C - A - B - A - R

PREFEITURA QUER TRANSFORMAR O TERREIRÃO DO SAMBA PERMANENTE, O QUE DEIXARÁ CIRCOS SEM ESPAÇO PARA SE INSTALAREM NA CIDADE MARAVILHOSA
A matéria foi publicada no Jornal Extra, do Rio de Janeiro no dia 27 de março, dia em que o mundo comemora o Dia Internacional do Circo e chegou ao Circo News através de um e-mail enviado pelo amigo Jaison Janke, proprietário do circo Janke. Segundo o jornal, os circo já perderam o espaço mais famoso do país. Por ordem da prefeitura do Rio, a Praça Onze passará a ser o Terreirão do Samba permanente.
Na matéria da jornalista Thamyres Dias, intitulada "Vai terminar a brincadeira", Jaison Janke dá sua opinião e diz: "Um palco onde já passaram as maiores estrelas circenses do mundo não pode acabar assim. Tenho certeza de que hoje, todos os palhaços brasileiros estão mais tristes.", afirma o empresário, reforçando a importância do circo para a sociedade: "Em 2008, oferecemos apresentações gratuítas para 17 mil crianças das escolas públicas."

SEGUNDO A LEI, A PRAÇA ONZE É
PATRIMÔNIO DO CIRCO
Ana Lamenha, coordenadora de projetos da Associação Brasileira de Artes, Cultura e Diversões Itinerantes, reclama da idéia e afirma que não irá concordar com a perda do espaço. "No Rio de Janeiro, não há lugar melhor para o circo se apresentar do que a Praça Onze. Não vamos concordar, em hipótese alguma com a perda de um espaço, que por lei, é nosso."
Vale lembrar que o nome oficial da Praça Onze é Praça Palhaço Benjamim de Oliveira e que na lei orgânica do município, o local é patrimônio do circo. Consta no artigo 344 da lei de 1991 e garante que pelo menos 'parte da área pública da Praça Onze' seja destinada à montagem e apresentação de espetáculos circenses.
Tradicionalmente, os circos se apresentam entre abril e outubro. Depois, o espaço é utilizado pelas escolas de samba. Esta não é a primeira vez que mudanças na Praça Onze ameaçam o circo. Na década de 80, seria instalado no local um camelódromo. Em 1997, o prefeito da época também determinou a retirada dos circos para beneficiar o samba e o carnaval. Nos dois momentos, o união dos circos forçou o cancelamento dos projetos.
A Riotur informou que não haverá licitações para instalação de circo no local este ano devido à obras no Terreirão do Samba. Apenas depois da reforma, a empresa vai estudar o que será feito com os circos.
PERGUNTAS:
A LEI x A REALIDADE
VOCÊ ACHA QUE A LEI IRÁ PREVALECER E QUE A PRAÇA ONZE PERMANECERÁ SENDO O LOCAL DOS CIRCOS NO RIO DE JANEIRO?
O CIRCO x O SAMBA
POR QUE O CIRCO É COLOCADO EM SEGUNDO PLANO PARA O SAMBA SER PRIVILEGIADO?
PERDA DA PRAÇA ONZE x UNIÃO DOS CIRCENSES
SERIA A VEZ DA UNIÃO MOSTRAR A FORÇA DOS CIRCENSES E IMPEDIR QUE UM ESPAÇO QUE POR LEI É DO CIRCO SEJA PERDIDO PARA O CARNAVAL?
---
O que podemos fazer para reverter essa situação?
Clique em COMENTÁRIOS e deixe sua opinião!
CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS 6 COMENTÁRIOS
---
17º CONEXÃO POLÊMICA [26/ABRIL/2011]

APERTEM OS CINTOS:
O LOCUTOR SUMIU!

LOCUTOR ABANDONA CIRCO ÀS VÉSPERAS DE UMA IMPORTANTE MARATONA DE ESPETÁCULOS
A notícia chegou ao Circo News através de integrantes de um famoso circo brasileiro que está em outro país e que acabou de realizar espetáculos durante toda uma semana dedicada à diversão e ao lazer.
Dias antes de começar a maratona, o então locutor de lá disse que viajaria e simplesmente fugiu. Não deu nenhuma satisfação. Disse à algumas pessoas que não poderia ficar no circo porque seu nível era elevado.
Bem, o Circo News não acusa, nem levanta campanha pró ou contra alguém. O que queremos aqui é debater a atitude deste locutor.
> Aos donos de circo, fica a pergunta: Você contrataria este locutor, após saber de sua atitude?
O blog Circo News informa que o espaço está aberto tanto para integrantes do circo como para o locutor em questão.
---
COMENTE ESTE ASSUNTO!
CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS  31 COMENTÁRIOS

Nenhum comentário: